2013-01-07

SLB - Só uma Ligeira Bubadeira


Ontem durante o jogo Estoril-Benfica, na Casa do Benfica de Abrantes, passa um conhecido de uma das pessoas que estava connosco à mesa. Vinha da máquina do tabaco, onde depois de enfiar moedas em várias ranhuras - umas reais outras de realidades mais ou menos paralelas - se ajoelhou para recolher o maço.

"Eh pá, vai lá ali buscar umas bebidas para a gente"
"Tá bem. O que é que querem?"
"Um licor beirão, duas minis e uma imperial traçada, se fazes favor"

Ele leva o dinheiro, cambaleia simpaticamente até ao balcão, olha para nós e volta para trás.

"O que é que vocês querem?"
"Um licor beirão, duas minis e uma imperial traçada"
"Uma mini, duas imperiais e um beirão?"
"Não pá, um beirão, duas minis e um panaché"

Segunda tentativa. Lá vai ele em slow-motion até ao balcão a tentar não se esquecer do pedido.

"- Vais ver que o gajo vai aparecer aqui com dois mata-moscas e um piriquito..."


República Dorminacama

A crise económica afectou a família Dias como a tantas outras. A avó Felismina viu ser-lhe reduzida a reforma de empregada da Carris. Ao seu filho António, engenheiro da Câmara, retiraram-lhe os subsídios de férias e de Natal. Cristina, sua nora e mãe do Luís, que acabou este ano o secundário, perdeu o emprego  no colégio onde trabalhava desde 1989.

Mas a família Dias sempre foi demasiado imaginativa para deixar que os seus sonhos fiquem semi-mortos e em câmara ardente.

Felismina deixou de planear aquela excursão ao santuário de Lourdes e decidiu ir à igreja de Loures, que assim como assim, a menos que a outra só tem um "d".



O casal Dias resolveu passar na mesma uma semaninha de férias na praia para relaxar. Apenas trocou Saint-Tropez por São Torpes. "A água até que é mais quentinha", costuma dizer António para tentar fazer rir Cristina, coisa que nunca surte grande efeito.

 


Já o Luís, que não pôde participar na viagem de finalistas a Benidorm em Julho passado, também resolveu seguir o exemplo da família em relação aos trocadilhos com os nomes dos locais. Há 6 meses para cá que se empenha com todas as suas forças e faz apenas duas coisas: Bebidorme.