2013-03-22

Sr. Mário Grylls

Todos conhecem Bear Grylls, o ex-militar e biólogo britânico que explica como sair de situações extremas, se por exemplo estivermos perdidos no meio de uma floresta. No programa do Discovery Channel vimo-lo exemplificar várias vezes como sobreviver comendo lesmas, dormindo dentro de um camelo em decomposição e bebendo a sua própria urina logo pela manhã para revitalizar.

Estupidez pura.

Agora que o Discovery Channel despediu Bear Grylls devido a este ter falhado um compromisso que incluía dois projectos-mistério de sobrevivência, acho que há um português que tem tudo para nesta altura de crise conseguir um excelente emprego. Falo do Sr. Mário Vaz, que esteve perdido 8 dias na serra da Sertã. Quando apareceu, estava lá a equipe de reportagem da SIC. Durante a entrevista pôde-se escutar este diálogo:

Então e ó Sr. Mário, como é que se arranjou, bebeu água...?

- Eu? Foi muito fácil. Tinha lá uma garrafa de 2 litros com vinho. 

A sua sorte foi com o vinho. O vinho é que o conseguiu...

- Alimenta! Agora é que eu percebi que alimenta. Uma garrafa. Mas olhe que não era para goladas. Mal ia à língua!

Afinal o que interessa para sobreviver é beber com moderação. Tenho um projecto para vender ao canal que mais dinheiro me oferecer: enfia-se o Sr. Mário Vaz num helicóptero (num táxi, vá, se o budget for curto) e deixa-se o homem no meio de uma selva (ou no parque nacional da Peneda-Gerês) durante duas semanas só com um camera-man. Para sobreviver apenas contará com um garrafão de 5 litros de Casal da Eira tinto, uma telefonia (para ouvir o Benfica e manter a moral em alta) e uma foto da Fanny da Casa dos Segredos, para o lembrar de que há sempre pessoas em pior situação do que nós.

Sei que é uma ideia vencedora. Conseguir patrocinadores é fácil, basta falar com a Cooperativa de Almeirim e estou certo de que haverá garrafões ou bag-in-box's para filmar uma série inteira, e sem ser preciso ultrapassar 20 euros em vinho. Em termos de conteúdos, é simplesmente imbatível. O que é que vocês escolheriam:

Ver o Bear Grylls a espremer água para a boca a partir de uma bosta de elefante ainda morninha, ou ouvir o Sr. Mário falar sobre cenas avulsas depois de 5 dias só a mamar Touriga Nacional?