2019-03-01

Pessoas que dizem Shopping


Pessoas que dizem Shopping: Ganhem juízo. Sei que muitas de vós até são minhas amigas (sim, estou a falar no feminino). Os gajos não vão ao Shopping, são apenas arrastados para irem "às compras" e andam ali tipo zombies sem nenhuma alegria de viver.

"Ai, ontem fui ao Shopping", "ai, comprei isto no Shopping", "ai, vou com a minha avó ao Shopping".

- Não, não vais. A tua avó vai à praça, à loja, ao mercado ou à [loja] Pollux. Ou ao Pollux, se usar o termo dos anos 80 e que é o único que deveria ser socialmente aceitável em Portugal: o "Centro Comercial".

Desde quando é que o Centro Comercial das Amoreiras passou a ser "o Shopping das Amoreiras"? O Cristóvão Colombo e o Vasco da Gama já deram voltas na tumba à conta de terem centros comerciais com os seus nomes, isso é de certezinha, mas agora devem andar lá às reboletas com tanta gente a dizer que vai ao "Shopping do Vasco da Gama" ou ao "Shopping do Colombo". Deve haver pessoal que pensa que se chamam assim porque foram eles que os mandaram construir, depois de darem umas voltas de barco a descobrir o Mundo, e isso.

A expressão "Centro Comercial" tem algum mal? É preciso usar uma palavra estrangeira, que eles têm que usar no gerúndio, porque a língua deles é meio atrasada, e que não faz sentido nenhum aqui?

"Ai, Mónica, não queres vir ca gente amanhã ao Comprando com o teu mái novo?"

"Olha, parece que no Comprando de Almada é que não se paga para estacionar, melhére..."

Epá, ganhem juízo. Não vão ao Shopping. Vão antes ao Colombo, basta retirar o CC antes e fica como novo. Vão ao Vasco da Gama, ou às Amoreiras. Vão ao Via Catarina, ou ao Fórum Coimbra ou para o Fórum da Puta Que Pariu, mas nunca entrem num Shopping.

Se têm mesmo que ir à Primark comprar roupa feita por crianças mais pequenas do que as vossas (como é o meu caso), epá, siga. Só não me digam que vão a um Shopping. Senão olhem, vão-se Fucking.