2008-07-10

G8 - Os 8 Garganeiros



Já me tinha indagado várias vezes sobre o significado de G8, nova designação para o antigo G7 (que deu, aliás, origem à expressão jet7, por se deslocarem em jactos) desde que a Rússia entrou para o grupinho. Supostamente "G" corresponde a "Grupo", ou "Group" em estranjeiro, mas na verdade significa "Garganeiro" (pronuncia-se "garganêro", com sotaque de Beja), com o equivalente anglo-saxónico "Garganeiring", com sotaque de José Rodrigues dos Santos.

Reunidos na Cimeira sobre a Fome, no Japão, enquanto discutiam temas como a escassez alimentar nos países pobres e o aumento dos bens alimentares em todo o Mundo, os representantes foram petiscando 24 pratos diferentes, incluíndo os seguintes:

Trufas pretas
Caranguejos gigantes
Cordeiro assado com cogumelos
Bolbos de lírio de Inverno
(eu sempre disse que o lírio de Verão não sabe a nada, mas ninguém me liga...)
Supremos de galinha com espuma de raíz de beterraba (Como é que os gajos metem a raíz da beterraba a espumar?... Irritam-na muito, ou assim?)
Selecção de queijos com mel e amêndoas caramelizadas
Caviar legítimo com o respectivo champagne
Salmão fumado
Bifes de vaca de Quioto com espargos brancos
(De Quioto!!! Não é uma vaca qualquer... É uma vaca protocolar, que respeita o ambiente e só caga resíduos já separados, para reciclagem)
5 vinhos diferentes, entre os quais Château-Grillet 2005

(Fonte: Diário de Notícias)

O total das despesas desta cimeira, ainda segundo o DN, cifram-se em cerca de 358 Milhões de Euros, o suficiente para comprar, por exemplo "100 Milhões de redes mosquiteiras para impedir a propagação da Malária em África".

Estes tapa-buracos foram feitos por 25 chefs japoneses e de outras nacionalidades, "entre os quais alguns galardoados com as afamadas três estrelas do Guia Michelin", e custaram cerca de 300 euros por pessoa. Isto sem contar com a presença de Margarida Uva, mulher de Durão Barroso, que como boa portuguesa que é, deve ter enchido a mala de trufas, caviar e de supremos de galinha "para fazer uma buchinha a caminho de casa".



3 comentários:

Anónimo disse...

O Man devia ser membro do G9. Isto porque O Man gosta de alarvar e de discutir assuntos sérios (por esta ordem).

O Man

tiagugrilu disse...

...O Man preenche todos os requisitos, e pela ordem correcta, pelo que não vejo nenhum entrave à sua admissão.

Jordão disse...

O problema é que os "altos" dirigentes da Etiopia Quénia e afins africanos não são nada atléticos, que dizer, penso que enfardar aquilo que roubaram ao seu próprio povo um desporto olimpico!