2006-10-16

A velhota

Vespa 150 Sprint de 1967

Eu e o meu pai já há uns tempos que andávamos a sondar quem teria uma vespa igual à que nos transportou antes de ele ter comprado o seu Citroën Visa Club. Pois é, na altura - há 20 anos atrás - éramos só 3, e viajávamos todos na nossa Vespa.
Eu tinha 4 ou 5 anos e já me enfiavam um mini-capacete na tola ainda eu estava meio a dormir, depois o meu pai colocava-me entre as pernas dele, e eu agarrava-me ao pneu suplente (que estava à minha frente) e fazia do conta-quilómetros a minha almofada. Dormi muitos quilómetros assim, dizem os meus pais.

Não é possível descrever por palavras a sensação de ter de novo uma destas motas... Desde há dois dias atrás que pareço um puto, a andar de um lado para o outro, a reviver sensações como o de ouvir o zumbido daquele motor, sentir o vento na cara... Foi a primeira vez que de facto conduzi uma Vespa (quando era miúdo, o meu pai tirava as mãos do guiador durante uns segundos e eu sentia que era EU o piloto), portanto por favor compreendam este meu estado de histeria compulsiva.

A minha velhota vai passar pela Corporación Dermoestetica das motos, para revitalizar tanto o interior como o exterior. Uns transplantes de peças mecânicas, um peeling à pintura, uns quantos acessórios originais da Vespa, e daqui a uns meses estará como saiu da fábrica, ou seja, assim:


...Ou pelo menos, assim espero. Só não vou colocar aquela grelha à frente. Nesta foto vê-se o local onde o pneu suplente está fixado, que era o meu apoio nas viagens em pé.

Vou retirar os piscas, que não são de origem e não fazem falta nenhuma (só denunciam as nossas intenções), os três tristes tigres auto-colados na parte da frente, e o dístico da companhia de seguros, sobre o qual ainda vou postar aqui um texto.

Ainda há muito para fazer, mas pelo menos a velhota não perdeu a força, e acho que ainda acelera bem (mesmo com 3 pessoas a bordo).

7 comentários:

Borboleta disse...

quero dar umas voltas de vespa!!! eu sempre tive a ambição de secreta de conduzir uma vespa :)

tiagugrilu disse...

És bem-vinda a bordo! Tens é que ir passar um fim-de-semana a Abrantes. Fica feito o convite! Vou mostrar-te a minha terra de Vespa. :)

tiagugrilu disse...

Ah, mais uma coisa: a tua ambição deixou de ser secreta. :)

Pedro disse...

xinamén!!!
Eu tambem quero dar uma volta.
temos k combinar.
abraço

Deusa do Caramelo disse...

também posso ir? e levar o meu velhote (seat marbella de 18 anitos)para te escoltar? Marca a data...

tiagugrilu disse...

Pode vir TODA a gente!

Bad Girl disse...

Todos na Vespa? Parece-me perigoso... Eu tb vou!