2007-01-15

Futebol


Quem me conhece, sabe que nunca fui um fanático por futebol, e que tenho um talento futebolístico parecido com o talento musical do grande José Cabra... Para mim, futebol a sério é ver o Benfica (sou um bom chefe de família, o que pensavam?) com umas bejecas e uns "mindins" ou uns "tramoços" a acompanhar. Mas não me perguntem quem é o trinco ou o médio esquerdo, que isso não sei nem quero saber... Mas gosto de "ver a bola" num bom tasco.

- Isto porque sou de Mouriscas e não renuncio as minhas origens tavernáculas. Não há nada melhor do que entrar num tasco lá da zona e pedir ao velhote para provar o tinto. Ele saca de um copo de três quase lavado e enche até não dar mais, nós apoiamo-nos sobre o balcão de mármore (cheio de marcas de vinho e com um belo odor a falta de limpeza), engolimos a zurrapa e mentimos: "muito boa, esta pinga, senhor Zé Manel" - e ele oferece o conduto.

Mas isto tudo, embora não pareça, tem que ver com uma questão bem mais bonita: a vitória do Atlético Clube de Portugal sobre o Futebol Clube do Porto e o consequente afastamento dos homens do norte da taça de Portugal. O que me apraz dizer sobre o assunto é só e apenas isto:

O ABRANTES FUTEBOL CLUBE GANHOU NA SEMANA PASSADA AO ATLÉTICO!!!! 1-0 !!!

- Só o FCP é que não os derrota!

6 comentários:

Anónimo disse...

bem, ainda dizes que não és apreciador de futebol!
pelo dominio da linguagem e do ambiente ng diria!
imagina que eras...aí, ler o teu texto ou ler um de Aquilino Ribeiro (para mim o mestre da adjectivação, na lingua portuguesa) era a mesma coisa!
by the way...senti mesmo o cheiro a vinhum a que tresandava o balcão da taberna!

a gaija trendy disse...

Ou isso, ou andas a ver muito a Liga dos Últimos na SIC Radical!!!!

Quiçá se não serás um dos próximos entrevistados...lol

tiagugrilu disse...

Eh eh! - Tenho pena de não ter Tv Cabo, tudo por causa da Liga dos Últimos... Aliás, agora que falas nisso, gaija, já decidi: vou repor a tv cabo lá em casa. (!)

Luís, a gíria aprende-se nas tabernas, enquanto se prova a vinhaça!!! - Sabes que tenho razão, pela familiariedade que vejo que tens com tascos.

:)

Borboleta disse...

Lindo, gostei muito da tua descrição da tasca... que saudades de uma tasca a sério! porém, devias saber que para menter uma amizade é de bom tom não discutir política, religião e futebol. assim, vou fazer de conta que este teu post acabou no final do segundo parágrafo, OK? :)

tiagugrilu disse...

Borboletinha Azul-e-Branca: Perdoa-me o clubismo, mas não consegui evitar... Soube no fim de semana que o Abrantes (que nunca vi a jogar) ganhou ao carrasco do Porto e não resisiti... LOL

Sabes bem que é só no gozo... Respeito os outros clubes (especialmente se estiverem abaixo do Benfica na tabela de classificação).

;)

Eh eh!

Anónimo disse...

Ola Camarada, hehe a vinhaça, venha ela, so tenho uma coisa a dizer e que provavelmente te passou!!
Atao e os calendarios dos 3 grandes e de "senhoras" que prontosss....., quem vai as tabernas sabe, ahhh e as casacas dos minuins e dos tramoços no chão:P.

Viva o AFC, e ja Agora o Atlético.

Ah, temos que dizer ao Luizão que a queima das fitas é por maio, ou será que ele ja nada nos treinos???
:D

Isto ja vai longo, desculpa.
Grande Abraço
Nuno Filipe