2008-03-13

Festival ArrrrgTP da Canção



Alguém me explica porque raio é que a RTP continua a insistir no Festival da Canção? No passado domingo, à hora de jantar, apetecia-me ver uma boa comédia. Assim que ligo a TV aparece-me um cromo que parece que atende pelo bonito nome de Carluz Belo. Só o facto de este nome aparecer em rodapé enquanto o gajo cantava, já era suficiente para me colar à televisão e sorver aquele espectáculo. Mas a camisolinha amarela com o galo de barcelos e um colete por cima afastaram quaisquer dúvidas. Estava-se ali a assistir a comédia do mais alto nível.

E melhorava a cada minuto: a acompanhar os virtuosos cantores aparecia invariavelmente um grupo de "bailarinos" com uma coreografia interpretada ao melhor estilo dos "bailados" que se fazem na escola secundária. Um dos bons exemplos disso foi o deste gajo, que até parece que é médico e não tinha necessidade nenhuma de fazer figura de otário nem de vestir aquela camisola... Podem desligar o som (é bem mais suportável) mas por favor atentem na coreografia. Pina Bausch não faria melhor.

E as letras das musiquetas? Um mimo...

O que me entristeceu (sim, porque além de comédia aquilo teve drama) foi que o vencedor já estava claramente escolhido há uns meses atrás: ganhou aquela gaja que já tinha ganho a Operação Triunfo. Ah, antes que me esqueça, quero aqui dizer à RTP que toda a gente topou que vocês mascararam de bailarinos todos os gajos e gajas da Operação Triunfo.

O chato é que havia lá uma música realmente diferente, que embora fraquinha, era a única que era gira: produzida pelo grande Jimba dos Ena Pá 2000 e Irmãos Catita, foi a única que não me deu aqueles arrepios de nojo e vergonha alheia (a música... porque os três cromos que se apresentam dão-me cá uns arrepios).

Sem comentários: