2008-11-05

A Preto e Branco


Numa das 15.830.540 retrospectivas que passaram na televisão (até finalmente ontem Obama se ter tornado no 44.º presidente dos EUA) fiquei a saber que Lawrence Douglas Wilder foi o primeiro governador negro eleito em terras do Tio Sam. Em 1989 torna-se governador do estado da Virgínia, abrindo caminho para a emancipação da comunidade negra, que passava então a poder sonhar ocupar os mais altos cargos na sociedade.

Com o único senão de Lawrence ser, logo a seguir a Michael Jackson, o preto mais branco de sempre. Ele é de longe muito mais branco do que eu, só tem é o nariz um bocadinho achatado. O próprio Obama - alvo de tanta discussão e de tanta esperança num futuro melhor - se atentarem bem, tem feições mais caucasianas do que Bill Clinton. Só é mais bronzeado.

Dizer que a América elegeu pela primeira vez um presidente negro não é bem verdade. Mas elegeu o presidente mais bronzeado de sempre, isso sem dúvida. É deixá-lo ir para a Casa Branca trabalhar e vão ver como tenho razão: vai deixar de poder ir à praia todos os dias e vai ficar igual a Lawrence Wilder.


.

1 comentário:

Bruninha disse...

Muito bom!