2017-01-05

Grilus Falantis Júnior - Zizenho






Caros apreciadores das artes visuais figurativas, aqui fica o primeiro desenho (ou zizenho, expressão que o autor prefere) de Manuel da Costa Grilo. Apesar de não assinar as suas obras, numa clara manifestação de desprezo pela propriedade intelectual, uma pungente declaração de fazedor da arte pela arte, Manuel acedeu a comentar o seu zizenho, indicando os elementos pictóricos que a compõem e que podem ver legendados acima.

O motivo em causa é não mais do que o seu próprio animal de estimação, Gato Esteves. A bidimensionalidade ou a falta de perspectiva lembram Pablo Picasso, de resto um dos nomes que Manuel mais tem citado ultimamente nas suas conversas - demasiado - matutinas. A escolha da cor verde em fundo branco parece metaforizar o excesso de cores com que a sociedade consumista do século XXI se auto-bombardeia.

As formas são aveludadas, com um ataque redondo, suave, mas prolongado e com taninos fortes que... Ah, bolas, que confundi outra vez a crítica de arte com a apreciação de vinhos... É que é igual, pá... Desculpem. Não volta a acontecer.

Pronto, está bem, é só um desenho bem catita do meu filho.