2008-07-18

Sou um Carteirista



Pelo menos senti-me um carteirista de verdade, temido pelos homens e repeitado pelas mulheres. Espera, isto é o Jeremias o fora da lei... Pronto, senti-me um indivíduo pertencente à bonita classe da escumalha.

É preciso ter muita falta de timming para se entrar numa estação de metro no preciso momento em que é despoletado o novo aviso sonoro e visual do metropolitano de Lisboa:

"ATENÇÃO: ESTÁ UM CARTEIRISTA NESTA ESTAÇÃO"
"BEWARE: PICKPOCKETS IN THIS STATION"


- Ficou tudo a olhar para mim, que tinha acabado de descer as escadas.

Li no jornal que o sistema foi activado ontem, e teve logo dois alertas: um em Arroios (na minha zona somos pioneiros em várias áreas do gamanço) outro na Alameda (Toma..! - Para quem pensa que morar na Guerra Junqueiro é mais chic do que na Penha de França). Funciona através das câmaras, ligadas à central da polícia que, por conhecer bem estes amiguinhos - e pelos vistos a mim também - acciona o alarme na respectiva estação.

Para que fique registado, este foi na estação de S. Sebastião, mas parece-me que vai aparecer em todas as estações sem excepção. É bom porque dá alguma sensação de que o Big Brother zela pelos nossos haveres e especialmente porque fica toda a gente a olhar uns para os outros a tentar identificar o carteirista. E isto sim, é lindo.

Como eu era o único que não estava a olhar para mim, topei o gajo: um homem na casa dos 50, de fato e gravata meio amarrotados, com uma mala de couro velha. Ficou à espera do metro como se nada se passasse, mas quando este chegou, não entrou. Saiu da estação junto com os restantes passageiros que tinham saído do comboio.

Nota positiva: É um excelente factor de disuasão.
Nota negativa: Epá, não olhem para mim dessa maneira, que fico envergonhado...

Eu que só gamei uma carteira na vida, e era de cromos de uma caderneta de futebol. Com os remorsos fui devolvê-la à senhora do supermercado... Não sem antes verificar que eram todos da selecção alemã e eu já tinha essa página completa.

.

Sem comentários: