2009-02-16

The Lord of The Laço






Ora muito bom dia, hoje as temperaturas vão descer devido à influência de uma corrente de frio nórdico e à fraca resposta do anticiclone dos Açores, pelo que vamos assistir uma mudança de tempo generalizada.


No Porto, a bela cidade de Ramalho Ortigão e de Eugénio de Andrade, a máxima é de 14 graus e a mínima de 2, com alguns aguaceiros no período da tarde.
Na magniífica cidade de Lúcio Craveiro da Silva, 12 graus de máxima e 1 de mínima; mais abaixo, na lindíssima terra de Sá de Miranda, a mesma situação em relação aos aguaceiros e 5 graus celsius de mínima, 16 de máxima.
Lisboa, a cidade de Castilho, terá fortes aguaceiros com algumas abertas, máxima de 18 e mínima de 7 graus.
Em Santarém, a bonita cidade de Braamcamp Freire, terá 17 de máxima e 5 de mínima, e na excelsa cidade de Garcia de Resende a temperatura máxima rondará os 16 graus e a mínima, os 6. Por fim, na cidade berço de António Ramos Rosa, fará sol e as temperaturas oscilarão entre os 8 e os 19 graus.


- Isto fui eu que inventei, pelo que é provável que muita coisa esteja errada.

Mas o Senhor do Laço também inventa muito e toda a gente o respeita mesmo assim.
Talvez seja do laço, talvez seja do seu profundo conhecimento sobre as cidades onde nasceram todos escritores portugueses (mas apenas até ao Realismo), não sei, mas o homem diz-me que vai chover e eu levo o guarda-chuva. Quantas e quantas vezes em vão...
Vou com um peso desnecessário, é verdade, mas contentinho por ficar a saber que Braancamp nasceu em Santarém e que Ramos Rosa ia apanhar conquilha à Ilha do Farol.


Interpretação artística do Senhor do Laço por parte de
Antoine de Saint-Exupéry

Mas quem será este senhor? O que o moverá? Porque é que usa um laço? Será que sempre quis ser poeta, e daí o laço à Pessoa, mas foi cedo lançado à meteorologia por pais alucinados que na arte da adivinhação acharam encontrar um futuro melhor para o seu filho? Provavelmente nunca saberemos, o que sabemos é que em certos dias - dias esses que acabam por se tornar mágicos - encontramos nas notícias da manhã alguém que nos dá a previsão do tempo com um toque de loucura que podemos apenas aspirar vir a ter.

Enquanto tentava, em vão, encontrar uma imagem do Senhor do Laço, descobri esta coisa aqui,que é uma maravilhosa terra de fantasia onde o espaço e o tempo não fazem sentido e todas as horas são horas de falar de meteorologia, onde se pode ver as temperaturas máxima e mínima na casa do senhor que fez o segundo comentário, e a diferenciação social se faz com nomes de nuvens...

"Epá, o gajo vira-se para mim e diz que para a semana a mínima vai descer... pfff... o gajo não passa de um simples cirrus... E eu não admito isso nem sequer a um cumulus ou a um nimbostratus. Tem que comer muita couve com feijão para chegar a cumulonimbus, ai tem, tem... Já não há respeito às nuvens altas."

É realmente um sítio da Internet fantástico onde podemos aprender um pouco de tudo, desde que tudo seja apenas sobre meteorologia. Fiquei a saber que o ecrã onde é apresentado o tempo tem 130 polegadas e não 100, o que faz dele o maior da Europa. É o DISPLAX, que pelos vistos, para além de ter nome de laxante, tem também polegadas suficientes para provocar orgasmos múltiplos a cerca de 8 a 10 meteorologistas (ou meteomaníacos, como se intitulam) em simultâneo.
A sério, ouvi na Hora do Sexo, da Antena 3 e para mim o que o Quintino Aires diz, é a Verdade. Menos quando ele fala em mamas, porque o homem claramente não aprecia mamas e pronuncia "mamas" como quem se refere a uma hérnia discal. "Ai as mamas isto e as mamas aquilo... E a pessoa deve tocar nas mamas das gajas, porque mamas é bom e mamas sabe bem..."

Bem, mas voltando à metereologia, a previsão para Portugal, hoje será:

Saramago pouco existencialista, temporariamente encoberto por Margarida Rebelo Pinto. Temática em geral fraca, do quadrante leste, tornando-se gradualmente moderada a forte. Períodos de Eça de Queirós forte, com ocorrência de algum Torga nas terras altas.
Acentuado António Lobo Antunes nocturno com formação de sonolência, em especial nas zonas de maior descrição.
Ocorrência de artigos de opinião matinal.


Post a 4 mãos:

A (que atende neste tasco),
e Grilus Falantis.


.

23 comentários:

tiagugrilu disse...

Oh A,

- Porque é que o Senhor do Laço parece um Koala queimado nos incêndios australianos, mas vestido a preceito?

A disse...

um hino à demência! :D

temos de repetir isto no futuro. confesso que adorei a maneira como conseguiste encaixar o quintino e as mamas, e a parte da distinção social por nomes de nuvens foi linda :p

ps: tira as tags bloquote da zona da previsão

tiagugrilu disse...

Não sei se gostei da maneira como te referes ao facto de eu ter encaixado "o Quintino e as mamas".

Mas vá, desta vez passa...

tiagugrilu disse...

Thanks. Já saiu a coisa verde.

:)

A disse...

é no bom sentido!! quanto ao koala, isso podia explicar o porquê de ele andar desaparecido estes dias... :|

A disse...

opá, este post é tão fixe que até me fez crashar o computador!

A disse...

confesso que nunca tinha reparado no desinteresse do quintino pelas mamas... apesar de fazer todo o sentido, ele não parece muito interessado em vaginas, também.

annaponto. disse...

estranho é serem vocês os dois, que escreveram isto, a comentá-lo.

Catarina disse...

Agora fora de brincadeiras, o meu cunhado já apresentou o tempo na sic.

O que faz de mim... qualquer cena tipo... vão gozar comigo, não é?

mmmk'...

A disse...

foi um two man show! um espectáculo vanguardista, é claro que algumas pessoas se vão levantar em protesto, mas é sempre assim quando algo de novo aparece :p

eu era incapaz de gozar contigo, catarina... em parte porque tenho muito medo.

Catarina disse...

Medo porquê? Eu não faço quase mal nenhum.

(queria tanto ter escrito "aquase", mas não suporto as linhas vermelhas do corrector a olhar para mim com reprovação e a fazer tssc tsscc...)

A disse...

porque sou uma vogal, e tu respondes sempre à letra.

Catarina disse...

Pois, mas as vogais têm mais ou menos coragem, consoante a situação.

A disse...

mas como mero vogal a coragem é-me limitada pelo assento, talvez quando chegar a júri de mesa fique mais verbal.

Catarina disse...

Isso. Afinal, és um A sem trema.

tiagugrilu disse...

Catarina,

Eu, que sou um gajo com vogais em número equilibrado com as consoantes, estou aqui a conter-me para não gozar contigo, mas está a ser difícil.

Primeiro, por teres usado a expressão "o meu cunhado" sem a seguir discernires sobre a melhor maneira de temperar frangos ou montar tendas de campismo; e depois porque eu muito provavelmente já apelidei o teu cunhado de aldrabão.

Mas vou-me conter.

tiagugrilu disse...

Annaponto,

É de facto estranho, mas acho que demonstra o quanto este homem nos ultrapassa e comove.

Nem precisamos de público. Aliás, já propus ao A escrevermos um livro, publicá-lo e depois comprar todos os exemplares, para ficarmos ricos.

A disse...

não sei se reparaste, mas hoje o senhor do laço voltou a apresentara a meteorologia, e para nossa alegria a 'rtp' tem as emissões do bom dia portugal online:

eu vi a parte das 8.30 em que ele saiu um pouco da sua assinatura habitual e nos presenteou com um:
"em fevereiro abundou a chuva, logo implica que em agosto haja uva". um comentário pouco habitual do nosso amigo, mas ainda assim sempre oportuno.

A disse...

também descobri o nome dele!

josé manuel da costa teso, o que faz dele um parente distante meu.

tiagugrilu disse...

Pá, vi o link mas não esse ditado popular. Ao minuto 11:29 começa o espectáculo. É lindo de se ver. CBlues, se queres um heróis cá está ele.

- Eu sabia que ele tinha um nome altamente, mas nunca me lembraria de José Manuel da Costa Teso!!!!

A disse...

tens de ver a parte 3 dos videos, por volta das 8.26 da manhã.

é um nome épico, à medida do senho!

tiagugrilu disse...

Podes crer. Eu, se fosse a ele ia ao Registo Civil mudar para Erecto, mas isso sou eu que sou púdico...

Vou ver esse bom dia portugal. Pá, mas vê o da parte 1, que vale a pena. MESMO.

CBlues disse...

A, tks pelo link, já fez o meu dia :D

Tiago, com esse nome acabou de passar à frente do dartacação na minha lista de heróis.