
Para quem sempre quis deslindar o misterioso facto de as grávidas nunca caírem para a frente, para quem deseja arduamente saber qual a pressão produzida quando um pinguim defeca, ou mesmo para quem tem o desejo secreto de saber se é preferível levar com uma garrafa cheia, ou vazia, pelos cornos abaixo, o
grilus falantis tem o prazer de anunciar os...
Ig Nobel Prizes.
Criados em 1990 por Marc Abrahams, destinam-se a premiar as investigações científicas mais improváveis, mas que nos dão que pensar. Trata-se de premiar o esforço daqueles que ficaram tão envolvidos com o seu estudo, a ponto de se alhearem completamente da noção do ridículo. O mais incrível é que são de facto trabalhos reais...
- Fiquem com alguns dos melhores:
Biologia 2003 - C.M. Moeliker documentou o primeiro caso de necrofilia homossexual entre patos.
Medicina 2004 - Um conjunto de investigadores Canadianos, Suecos e Dinamarqueses provou que os arenques comunicam entre si através de peidos.
Química 2005 - Foi premiada a experiência que respondeu finalmente à eterna questão "os humanos nadam mais rapidamente em água ou em xarope?"
Medicina 2006 - Foram premiados dois investigadores (um americano e outro israelita) pela dedicação ao trabalho sobre "Tratamento dos soluços intratáveis através de massagem rectal digital".
Ornitologia 2006 - Atribuído a dois americanos, por explicarem porque é que os picapaus não sofrem de dores de cabeça.
Linguística 2007 - Recebido por uma equipa catalã, por finalmente perceber que os ratos nem sempre distinguem a língua japonesa falada ao contrário, da língua holandesa falada ao contrário.
Química 2008 - Atribuído
ex-aequo (como diria Eládio Clímaco) a duas equipas de cientistas: uma que provou que a Coca-Cola era um eficaz espermicida, e outra que demonstrou que a Coca-Cola não era um espermicida eficaz.
Biologia 2009 - Uma equipa japonesa demonstrou que a massa de resíduos produzidos nas cozinhas pode ser reduzida em 90%. Como? É bastante simples: recorrendo às bactérias termofílicas das fezes de pandas gigantes.
Química 2009 - Foi premiada uma equipa de cientistas mexicanos que conseguiram finalmente obter diamantes a partir de tequilha.
.